Procedimentos

Com especialização em Ortopedia e Fisioterapia, o Dr. Rodrigo Freitas atende aos seguintes procedimentos:


ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA

A Ortopedia é a especialidade médica que estuda os ossos, músculos, ligamentos, articulações, que estão relacionadas ao aparelho locomotor. A Traumatologia é a parte da especialidade que lida com as lesões também do aparelho locomotor. O profissional usa métodos clínicos e físicos para tratar, problemas, lesões e deformidades de todo o sistema esquelético e estruturas associadas.

MEDICINA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO

É a especialidade que estuda a influência do exercício, do treinamento e do esporte sobre as pessoas saudáveis ou com alguma limitação física. Seu principal objetivo é a prevenção, reabilitação e melhora da performance de pessoas de todas as idades. O especialista orienta a prática saudável e individual do exercício, podendo fazer também o acompanhamento de atletas amadores ou profissionais. Saiba mais.

MEDICINA REGENERATIVA

Área que tem como objetivo usar a capacidade do próprio corpo para regenerar órgãos e tecidos. Estudos recentes estão utilizando células-tronco para tratamento de algumas doenças e lesões esportivas crônicas, por ter o poder de regeneração e capacidade de se tornarem em qualquer outra célula do corpo.  A técnica ajuda ainda no tratamento da artrose sendo uma alternativa à substituição definitiva nas articulações com o uso de próteses. Saiba mais.

MODULAÇÃO HORMONAL

O principal objetivo da modulação hormonal é equilibrar os índices hormonais individuais para atingir um padrão compatível com o que o organismo precisa em cada fase da vida. Em geral são usados exames laboratoriais para traçar o perfil de cada paciente e detectar o excesso e/ou deficiência de determinado hormônio. O processo pode combinar além dos hormônios, uma dieta balanceada com suplementos e a prática de exercícios para melhorar seu desempenho diário e qualidade de vida, com equilíbrio físico e intelectual. Entre os benefícios da técnica estão a redução do estresse físico e mental e reeducação e suplementação nutracêutica funcional.

Na área da medicina do esporte e ortopedia em geral, após a realização de exames super detalhados, o especialista traça um perfil hormonal para deixar o organismo em equilíbrio. Procedimentos com modulação hormonal são capazes de prevenir e tratar diversas doenças. A partir dos 30 anos (mulheres) e 40 anos (homens), há queda na produção hormonal degradando casos de inflamações degenerativas. Nesse sentido, a técnica garante que os índices hormonais estejam na capacidade máxima quando chegar à terceira idade, menopausa e andropausa. Além disso, ela ainda permite outros benefícios como a diminuição da oxidação das células promovendo um envelhecimento mais saudável, qualidade do sono e do funcionamento do intestino e no controle do estresse, além do ganho de disposição. Para o tratamento de doenças como fibromialgia, osteoporose, artrite e artrose pode ser indicada a terapia de Modulação Hormonal Bioidêntica. Essa técnica consiste na reprodução de substâncias hormonais exatamente com a mesma estrutura (química e molecular) produzidas pelo próprio corpo.

PLASMA RICO EM PLAQUETAS (PRP)

O Plasma Rico em Plaquetas é obtido do próprio paciente pela retirada e centrifugação do sangue recém colhido. Esse processo consiste na aplicação das próprias proteínas de crescimento celular do paciente, (especificamente as plaquetas e leucócitos) em diferentes áreas do corpo. Isso favorece seu rejuvenescimento e na reparação e auxílio na regeneração de áreas lesionadas.
As plaquetas são formadas pelos grânulos, que contém fatores capazes de interferir na coagulação e cicatrização de tecidos lesados e múltiplos fatores de crescimento. Esses fatores de crescimento são proteínas envolvidas especificamente na regeneração da lesão tecidual. Elas são capazes de interferir nas inflamações e toda a regeneração tecidual. O material colhido é injetado diretamente na área danificada de acordo com as necessidades de cada paciente, assim, a alta concentração de plaquetas atua no crescimento de novas células tratando as lesões por processos tanto degenerativos ou traumáticos.

A técnica é simples e possui resultados positivos inclusive para tratamento das dificuldades de consolidação óssea como lesões articulares e de partes moles, como cartilagens, tendões, ligamentos e músculos. O principal objetivo do tratamento é acelerar a cicatrização de lesões melhorando a dor,  acelerando o retorno do atleta ao esporte ou à sua vida normal.

 

VISCOSSUPLEMENTAÇÃO

A técnica consiste em aplicações de ácido hialurônico nas articulações, que é o mesmo componente existente no líquido sinovial de uma articulação saudável, apresentando resultados satisfatórios em casos leves e moderados da osteoartrose. Esse líquido sinovial perde sua capacidade funcional com a idade. O uso dessas injeções de ácido hialurônico ajudam na recuperação de processos inflamatórios e minimizam dores de problemas como a artrose, por exemplo. Veja o vídeo abaixo:

TERMOGRAFIA MÉDICA

Esse exame faz o registro gráfico das temperaturas da superfície da pele, usando uma câmera infravermelha de alto desempenho. Permite identificar disfunções e reconhecer doenças antes mesmo que os primeiros sintomas apareçam. O procedimento é simples, não invasivo, seguro e não apresenta dor ou incômodo. O exame é de extrema importância para o diagnóstico, tratamento e monitoramento de câncer, fibromialgia, processos inflamatórios e lesões em geral. De acordo com a cor apresentada (nível de calor), é possível diagnosticar doenças antes mesmo que elas apareçam – o processo fornece exatidão na origem da dor.
Após ser tirada uma foto com essa câmera especial, o corpo é mapeado de acordo com a quantidade de calor emitida em cada região detectando possíveis alterações no equilíbrio térmico do corpo. O exame não apresenta contraindicações e riscos e possibilita a análise mais rápida desde o diagnóstico até se o tratamento está dando um resultado positivo ou não.

Na medicina do esporte, seu uso proporciona melhores resultados aos atletas por identificar os riscos  e prevenção de lesões, além de ser uma importante ferramenta no acompanhamento do treinamento esportivo, a partir da avaliação da quantificação da carga de trabalho. O processo ainda pode metrificar, através de mudanças de temperaturas, as sobrecargas de exercícios e treinos analisando a resposta fisiológica do corpo.

BAROPODOMETRIA

Esse exame é capaz de identificar alterações biomecânicas nos pés por uma análise da distribuição de pressão plantar e do deslocamento do centro de gravidade. Pode ser usado por atletas ou pessoas comuns que praticam ou não algum tipo de atividade física. As principais indicações são para quem tem pé plano ou cavo (arco plantar excessivamente alto), esporão de calcâneo, fascite plantar, diferença de comprimento de membros inferiores, artroses e periostites (canelite), que podem causar qualquer tipo de alteração ortopédica, postural ou até mesmo, uma doença. 
O exame é realizado com o paciente em cima de uma plataforma composta por sensores (baropodômetro) que detecta a postura em pé, o equilíbrio e as compensações posturais, a distribuição do peso e dos picos de pressão nos pés, o tipo de pé e de pisada: neutra, pronada (para dentro) ou supinada (para fora), entre outras informações sobre possíveis problemas. O aparelho utiliza alta tecnologia para passar as informações via sensores com alta precisão sob os pontos de pressão sob a sola do pé durante uma caminhada. São detectados ainda elementos como a instabilidade, impulso e outras alterações biomecânicas. O exame em si é muito seguro e preciso refletindo exatamente o que acontece no dia a dia dos pacientes. Os aparelhos usados são os de baropodometria estática: S-Plate e baropodometria dinâmica: W-Shoe. Ambos são de última geração, usados inclusive por times de futebol como Vasco e Corinthians.  
Em geral, os problemas podem ser corrigidos com o uso de palmilhas posturais que proporcionam o alinhamento da pisada e da postura. Elas funcionam distribuindo adequadamente as cargas e pressões sobre os pés. Esse processo melhora o equilíbrio muscular e articular, prevenindo alterações nos membros inferiores e na coluna, aliviando dores nas regiões.

Bases desequilibradas podem causar diversos problemas à saúde, por isso é muito importante fazer o estudo da pisada para identificar o tipo de tratamento adequado, além do calçado ideal. Para isso, usamos as palmilhas de correção individual. Após avaliação do exame e resultado, é possível produzir um tipo específico de palmilha de acordo com o seu perfil.