Osteoartrose

A osteoartrose, também conhecida como artrose é um processo degenerativo da articulação, um tipo de artrite que ocorre quando o tecido flexível nas extremidades dos ossos se desgasta. Mesmo sem cura, o tratamento pode aliviar dores e melhorar a performance esportiva. O problema é muito comum em adultos, chegando a atingir cerca de 90% da população.

Entendendo a doença

A doença é mais comum a partir dos 40 anos de idade. Ela é resultante de um processo anormal entre a destruição cartilaginosa e sua recuperação. Em geral, o problema corresponde a um grupo de problemas que resulta em alterações nas articulações. Entre as partes do corpo mais afetadas, estão os joelhos, quadris, mãos e coluna – e podem ser afetadas áreas isoladas ou várias ao mesmo tempo com intensidades diferentes.

Causas

O problema pode não ter uma causa aparente, classificada como primária, ou ter um fator identificado que favoreça seu aparecimento, chamada osteoartrite secundária. Entre as condições relacionadas para o surgimento da doença, estão doenças metabólicas, distúrbios anatômicos, traumas, artrites e alguns tipos de infecções. Já entre os fatores de risco individuais, estão a hereditariedade, obesidade, disfunções hormonais, hipermobilidade, artropatias (doenças das juntas), fatores mecânicos, traumas e repetição constante de movimentos como no trabalho, lazer ou esporte.

Sintomas

Além de provocar dores e inchaços, a osteoartrose causa uma sensação de rigidez podendo causar limitações funcionais como a perda de movimentos, principalmente na parte da manhã. A doença pode causar ainda deformidades e incapacidade total do membro.

- idade;
- sexo feminino (principalmente na menopausa);
- obesidade;
- etnia (maior prevalência entre afro-descendentes);
- atividades físicas de alto impacto;
- não ter osteoporose (ossos fortes aumentam o risco de artrose);
- trabalhos que forcem as articulações;
- traumas nas articulações;
- doenças musculares;
- deformidades ósseas;
- histórico genético;
- diabetes.

Tratamento

Nem sempre a fisioterapia é o primeiro procedimento indicado, como acontece em outros problemas ortopédicos, assim como as cirurgias não são as únicas opções. Podem ser usados antiinflamatórios e analgésicos para aliviar as dores inicialmente. Além disso, a terapia ocupacional pode ser bastante eficaz. Dependendo do caso já pode ser usada medicina regenerativa*, o futuro da medicina que já é uma realidade. Outros procedimentos que apresentam resultados bastante positivos são os intra-articulares guiados por ultrassonografia (US) como a Viscosuplementação/Ácido Hialurônico.

Viscossuplementação / Ácido Hialurônico

A técnica consiste em aplicações de ácido hialurônico (uma espécie de gel lubrificante) nas articulações, que é o mesmo componente existente no líquido sinovial de uma articulação saudável, apresentando resultados satisfatórios que chegam até 6 meses. Esse líquido sinovial, que tem a função principal de nutrir as células da cartilagem, dando-as os nutrientes necessários para a manutenção de sua saúde, perde sua capacidade funcional com a idade. O uso dessas injeções de  ácido hialurônico ajudam na recuperação de processos inflamatórios e minimizam dores de problemas como a artrose, por exemplo. Elas favorecem a mobilidade articular diminuindo o atrito entre as estruturas, consequentemente diminuindo também a dor. O procedimento é bem simples e pode ser realizado no próprio consultório com anestesia local e auxílio de ultrassom. Apresenta pouco ou nenhum efeito colateral.

*Para saber mais sobre a medicina regenerativa acesse aqui.